Apresentação
A implantologia é a área da medicina dentária que se dedica à substituição de dentes ausentes ou perdidos, através da colocação de uma raíz artificial em titânio que vai apoiar uma coroa ou prótese. Os implantes estabelecem uma ligação biológica com o osso, saudável e estável.
Esta é a melhor forma de substituir dentes perdidos. Com esta terapêutica é possível devolver aos pacientes as funções básicas de fonética, oclusão e mastigação, da forma que mais se aproxima de uma dentição natural.
Os implantes funcionam como raízes artificiais sobre os quais se apoiam coroas ou pontes, que são peças protéticas em Zircónia e cerâmica. As coroas substituem um só dente, enquanto as pontes substituem uma série de dentes sequenciais.
A implantologia pode ser utilizada para colocação de implantes unitários, de ponte sobre implantes ou de prótese total sobre implantes.
Estes tratamentos são geralmente efetuados por etapas: a primeira consiste em colocar o implante no osso; na segunda etapa confirma-se a correta integração do mesmo e coloca-se o parafuso ou pilar de cicatrização; e na terceira etapa realiza-se a fabricação e ligação da prótese ao implante agora integrado.
Em algumas situações é possível colocar o implante e a coroa em simultâneo, devolvendo a estética e função no mesmo dia ao paciente.